Batendo água

As fortes chuvas que atingiram a região Sul do Brasil no início da semana já provocaram estragos em 155 cidades até esta quinta-feira, segundo dados das Defesas Civis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Em Santa Catarina, quatro pessoas morreram em Guaraciaba, município de cerca de 10 mil habitantes que decretou calamidade pública na última terça-feira. Segundo a Defesa Civil catarinense, 9,1 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas na cidade.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) confirmou a formação de tornados em três cidades catarinenses entre a noite de segunda-feira e terça. Além de Guaraciaba, os municípios de Salto Veloso e Santa Cecília foram atingidos pelo fenômeno.
De acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina, 68 cidades relataram ocorrências relativas às chuvas. Os temporais deixaram 16,3 mil desalojados (pessoas que tiveram suas residências atingidas e foram para casa de parentes ou amigos) em todo o Estado. Mais de 1,4 mil pessoas ficaram desabrigadas (levadas para abrigos das prefeituras).
No Rio Grande do Sul, os temporais afetaram 150 mil pessoas em 32 municípios. Destas, 1397 ficaram desabrigadas e 1386 desalojadas. Oito municípios decretaram estado de emergência - Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul e Seberi. Ao todo, 4130 edificações foram danificadas e 55 destruídas.
No Paraná, a chuva provocou transtornos em 55 municípios. Cerca de 2,8 mil edificações sofreram destelhamento por causa dos fortes ventos, e 16 foram totalmente destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar, deixe seu comentário: